Turismo e Pontos de encontro
A história da construção de Brasília e o objetivo da sua edificação: ser a capital federal do país, transformou a cidade em destino indispensável do turismo cívico e arquitetônico. As edificações construídas a partir dos traços de Niemeyer e do plano urbanístico de Lúcio Costa atraem para Brasília quem deseja conhecer, por meio de suas construções, parte da história do país. Em 7 de dezembro de 1987, Brasília foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade , distinção que auxilia sua preservação.
Os cenários e as manifestações culturais da cidade parecem materializar as características do povo que nela habita. Diversa, a capital federal oferece múltiplas opções de turismo, lazer e entretenimento. A cidade foi edificada por pessoas oriundas de diversas regiões do país e essa integração de diferenças se reflete, por exemplo, na diversidade culinária existente na cidade, o que a transformou em roteiro gastronômico. Os sabores do Brasil e suas produções artesanais podem ser encontrados nas barraquinhas da tradicional Feira da Torre, realizada desde 1970, aos pés da Torre de TV. Local de onde é possível ter uma das melhores visões de Brasília.
Além do turismo gastronômico, ainda é possível realizar turismo místico e religioso com passeios na Catedral de Brasília, no Templo da Legião da Boa Vontade, na Ermida e no Santuário de Dom Bosco, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Templo Budista de Brasília, entre outros espaços sagrados.
Centro do debate político, o turismo de negócios também movimenta Brasília, que recebe empresários do Brasil e do mundo para negociar com órgãos do governo ou mesmo com empresários da região. A estrutura oferecida por espaços como o Centro de convenções Ulysses Guimarães, faz com que a cidade seja, em diversas ocasiões, escolhida como sede para a realização de simpósios, palestras, convenções, fóruns e seminários.
Nas proximidades da capital federal é possível fazer atividades de ecoturismo, como conhecer cachoeiras e o cerrado, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO. O turismo rural também é uma opção, considerada a possibilidade de hospedar-se em fazendas e pousadas em regiões afastadas do centro da capital federal.
Cidade de encontros marcados, Brasília conta com espaços de convívio, que tornam possível as trocas e interações entre visitantes e habitantes da cidade. Lugares voltados não somente para o lazer e diversão, mas para o encontro entre antigos e novos amigos, para a conversa e confabulação de novas ideias.