ir para o Museu Virtual Brasil
Ministério da Cultura apresenta:
A+ a-

Brasília: cidade cinematográfica


As primeiras imagens em movimento registradas de Brasília foram feitas durante sua construção.  Jean Mazon, Carlos Niemeyer, Hebert Richers, Isaac Rosemberg, José Silva e Sávio Silva entre outros, puderam acompanhar através das lentes de suas câmeras o desenvolvimento da capital federal, que, em ritmo acelerado, sob o suor de trabalhadores, ganhou forma futurista que, dentre suas muitas edificações, contava com a sala de cinema: “Cine Brasília”.


Cena a cena, a história da cidade que “nasceu filmada”   se revela intimamente vinculada ao cinema. Em 1963, foi criado o curso de Cinema na Universidade de Brasília. Dois anos depois, foi realizada a I Semana do Cinema Brasileiro, que, em 1967 se tornou o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais importante evento do gênero no país. Muitas produções cinematográficas também tomam a cidade como protagonista, por exemplo: “Brasília Contradições de uma Cidade Nova” (1967), filme de Joaquim Pedro, que destaca a incoerência entre o projeto arquitetônico da capital federal, sustentado na proposta de igualdade, e  a realidade prática da cidade. Nesse sentido, desde a época da construção de seus primeiros edifícios aos dias atuais, Brasília se reveza nos papeis de personagem principal e de cenário de diversas produções audiovisuais, como “Redentor” (2004) e “Insolação” (2009), filmes nos quais a cidade se torna palco para o desenrolar de outras histórias.  


De acordo com informações do Ministério do Turismo (MTur), o Distrito Federal já foi considerado o terceiro estado do país com a maior produção audiovisual. A cidade é a que possui o maior número de salas e frequência ao cinema por habitante no país.  Esse e outros vínculos entre Brasília e a sétima arte concederam à capital federal o título de “Cidade Referência do Turismo Cinematográfico”, do programa Destino Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo, que integra o Plano Nacional do Turismo 2007-2010.

Foi em 22 de abril de 1960 que o Cine Brasília recebeu seus primeiros espectadores. A sessão de abertura da sala fez parte dos festejos de inauguração da capital, e contou com a exibição de grandes sucessos do cinema, como “Anáguas a Bordo”, “A Canoa Furou” e “O Discípulo do Diabo”. O espaço com 600 lugares  foi um dos primeiros criados na região, voltados para o lazer. O Cine Brasília foi projetado por Oscar Niemeyer, como parte do Plano Piloto, e executado pela Companhia Urba...
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal, é o mais antigo evento do gênero realizado no Brasil. A proposta de promover a produção audiovisual do país, por meio de um evento que reunisse longas-metragens e curtas nacionais em mostras competitivas, partiu da comissão formada pelo professor Cleantho Rodrigues Siqueira, presidente da Fundação Cultural do Distrito Federal, e dirigida pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Em&i...

Escritório de Histórias
Belo Horizonte: Rua Monteiro Lobato, 315 sala 402 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte- MG - Tel: (31) 3262-0846

Patrocínio: Realização:
Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009