ir para o Museu Virtual Brasil
Ministério da Cultura apresenta:
A+ a-

Como a maioria das construções oficiais brasilienses, o edifício do Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer, que segue o estilo da arquitetura brasileira moderna.
Para muitos o símbolo de Brasília, o Congresso Nacional se impõe na paisagem. Sede do Poder Legislativo, suas palmeiras imperiais surpreendem os visitantes, que só podem avistá-las pela Praça dos Três Poderes. A semiesfera à esquerda é o assento do Senado, e o hemisfério à direita é o assento da Câmara dos Deputados. Entre eles há duas torres dos escritórios. O congresso ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel. Seus salões e suas obras de arte de artistas como Di Cavalcante, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi, podem ser contemplados pelo público, pois é aberto à visitação todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados.
Em 6 de dezembro de 2007, o Iphan tombou a estrutura arquitetônica do Congresso Nacional. O prédio está compreendido no patrimônio da Unesco, como peça urbanística do Plano Piloto de Brasília, desde 1987.

 

 

isabella_verdolin_2_400
Foto: Isabella Verdolin 
 

 

Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Escritório de Histórias
Belo Horizonte: Rua Monteiro Lobato, 315 sala 402 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte- MG - Tel: (31) 3262-0846

Patrocínio: Realização:
Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009