Mais conhecido como “Água Mineral”, é uma área de proteção ambiental e um dos pontos de lazer mais frequentados pelos moradores de Brasília. Criado pelo Decreto Federal n.º 241, em 29 de novembro de 1961, com cerca de 30 mil hectares, o Parque Nacional de Brasília teve seus limites redefinidos pela Lei Federal nº 11.285 de 08 de março de 2006 e, atualmente, possui uma área de 42.389,01 hectares, abrangendo os municípios de Sobradinho (DF), Brazlândia (DF), Brasília (DF) e Padre Bernardo (GO).
Sua principal atração é a parte das piscinas de água potável e corrente, que se formaram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da implantação de Brasília. Para quem gosta de caminhada, o local dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara, com duração de 20 minutos, e a do Cristal Água, cujo trajeto pode ser percorrido em 1 hora. Também é possível desfrutar de áreas para piquenique.
Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece a Capital Federal. A fauna e flora são variadas, abrigando espécies nativas e animais ameaçados de extinção, como o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira.
O parque conta com uma torre de observação, museu, auditório e biblioteca. O visitante encontra ainda lanchonetes, vestiários e ambulatórios na área das piscinas. Está situado na Rodovia BR 450, Via EPIA – Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Setor Militar Urbano e possui mais dez portões, com entrada restrita, situados no entorno da Unidade.