ir para o Museu Virtual Brasil
Ministério da Cultura apresenta:
A+ a-
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal, é o mais antigo evento do gênero realizado no Brasil. A proposta de promover a produção audiovisual do país, por meio de um evento que reunisse longas-metragens e curtas nacionais em mostras competitivas, partiu da comissão formada pelo professor Cleantho Rodrigues Siqueira, presidente da Fundação Cultural do Distrito Federal, e dirigida pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Emílio Salles Gomes.  “O Paulo Emílio, com toda aquela inquietude dele, um provocador na área das linguagens cinematográficas, criou a ‘Semana do Cinema Brasileiro’, que foi essa de 65, como uma forma de mobilização cultural em torno do cinema”¹ , relata Márcio Cury.

A primeira edição do festival foi realizada em 1965. À época, o evento era denominado Semana do Cinema Brasileiro, e teve como destaque a produção “A hora e a vez de Augusto Matraga”, longa-metragem de Roberto Santos - baseado no conto de Guimarães Rosa-, que foi premiado com o Troféu Candango, na categoria Melhor Filme. Naquele ano, Fernanda Montenegro recebeu o prêmio de Melhor Atriz, por “A Falecida”, primeiro filme de sua carreira. O troféu de Melhor Diretor foi entregue a Arnaldo Jabor, pelo curta “O Circo”.  Foi somente em 1967, que o evento passou a ser conhecido como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Apesar da censura instituída durante os anos em que o regime militar vigorou no Brasil, o festival conseguiu se desvencilhar da repressão por um longo período. Contudo,  o regime vetou a  exibição de um filme, a população reagiu e entre 1972 e 1974, o evento foi interrompido, retornando em 1975. “Foi uma violência e impuseram outro filme. Um desrespeito total com a comissão de seleção. Impuseram o filme 'Brasil bom de bola' do Carlos Niemeyer, que era um filme de apologia ao futebol em 71”², lembra Fernando Adolfo.
 
 O festival reúne produtores, cineastas, jornalistas, amantes do cinema, entre outros. Geralmente realizado no segundo semestre, o festival ocorre durante uma semana.  Nas últimas edições, o evento articula diversas atividades, dentre mostras competitivas e não competitivas, shows, oficinas, seminários, lançamentos de livros e DVD’s, Festivalzinho - em que são exibidos filmes aos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal -, e ações voltadas para pessoas com necessidades especiais. 

Nas mostras competitivas é concedido o Troféu Candango e prêmios em dinheiro ao melhor longa-metragem, curta-metragem e curta de animação. Esta premiação é feita por uma comissão julgadora, composta por profissionais da área. Há também a premiação feita por meio do júri popular, em que os filmes são escolhidos pelo público em cada uma das categorias.
 
web_vencedores_do_festival_de_braslia_2011__foto__junior_arago_400
 Vencedores do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2011
Foto: Júnior Aragão
 
Desde seu primeiro ano de realização, o festival tem como sede o Cine Brasília.  Em sua 44° edição, promovida no ano de 2011, o evento passou por expressivas mudanças, uma delas foi levar as mostras competitivas para outros espaços. Para além do Cine Brasília, as mostras ocorreram, simultaneamente, em três regiões administrativas : Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia. Outra novidade foi a alteração nas normas de participação e a premiação para a categoria Melhor Filme, que passou de R$ 80 mil para R$ 250 mil. Com as mudanças, as produções inscritas necessariamente não precisavam mais ser inéditas, ou seja, os vídeos antes excluídos por terem sido exibidos em outros eventos, puderam integrar às mostras. Apenas os trabalhos já premiados em outros festivais permanecem exclusos. A participação que era limitada às produções filmadas em película, passou a abranger as em formatos digitais, concorrendo igualmente. Além disso, foi nessa edição que a mostra competitiva exclusiva para animação foi lançada .
 
“O festival é uma importante vitrine do cinema brasileiro, além de um fórum de discussão muito legal. É importantíssimo. Para lá são voltados todos os olhos do público, da crítica, dos cineastas!”³, considera a cineasta Tata Amaral, premiada no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2011, nas categorias Melhor Filme, Atriz, Roteiro, Direção de Arte e Fotografia, pelo filme “Hoje”.
 
Em decorrência das reformas realizadas no Cine Brasília, iniciadas em 2011, pela primeira vez, o festival será realizado em um novo espaço. Em 2012, o evento previsto para setembro, será sediado na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.
 
__________________
¹Informação disponível em www.paragonbrasil.com.br, consultado em 11 maio de 2012.
²Informação disponível em www.paragonbrasil.com.br, consultado em 11 maio de 2012.
³ Entrevista concedida ao Escritório de Histórias em 22 de maio de 2012. 
 
Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Escritório de Histórias
Belo Horizonte: Rua Monteiro Lobato, 315 sala 402 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte- MG - Tel: (31) 3262-0846

Patrocínio: Realização:
Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009