ir para o Museu Virtual Brasil
Ministério da Cultura apresenta:
A+ a-

Lucio Costa, autor do Plano Piloto, nasceu em Vila Dorothée Louise, na cidade francesa de Toulon, em 1902. Filho de mãe amazonense e pai baiano, Lucio nasceu na França porque seu pai, engenheiro naval, participava da construção de navios para a frota brasileira na Europa. Em1922, formou-se Arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes. Em 1926, ganhou na loteria e, com o dinheiro, permaneceu um ano da Europa.

 

Em 1930, o ministro da Educação e Saúde da época convidou para a chefia de seu gabinete Rodrigo Melo Franco de Andrade, homem de grande influência entre os modernistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. E foi ele quem nomeou o jovem arquiteto Lucio Costa para dirigir a Escola Nacional de Belas Artes, com a missão de renovar o ensino das artes plásticas e implantar um curso de arquitetura moderna. Oscar Niemeyer foi um dos seus alunos que começou a trabalhar em seu escritório e tornaram-se amigos.

 

Em 1956, Lucio Costa relutou em participar do concurso para o projeto do Plano Piloto de Brasília. Tinha vários trabalhos para fazer e viagem marcada para a Europa. Quase no fim do período das inscrições, decidiu participar. Possivelmente impulsionado por Oscar Niemeyer, que se engajara no plano de JK de construir a nova capital. "Abalado com o trágico acidente de carro em que perdeu a amada esposa Leleta, nem queria participar do concurso que elegeria o projeto urbanístico para o Plano Piloto de Brasília. Mas acabou por ceder à insistência dos amigos e da família: concebeu o projeto durante a viagem de retorno ao Brasil, em pleno mar!" (PUGLIESE, V. Caderno Interativo para Estudantes. Projeto Educativo o Bê-a-Bá de Lucio Costa Arquiteto. Brasília: 2010, p. 39).  

 

Após a construção de Brasília, Lucio Costa recebeu convites para coordenar vários planos urbanísticos, no Brasil e no exterior. Foi ainda colaborador e diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Faleceu aos 96 anos, em junho de 1998, em sua casa no Leblon, Rio de Janeiro.

 

                 
                                                                                          Lúcio Costa
                                                                 Fonte: Arquivo Público do Distrito Federal 

Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Escritório de Histórias
Belo Horizonte: Rua Monteiro Lobato, 315 sala 402 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte- MG - Tel: (31) 3262-0846

Patrocínio: Realização:
Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009