Israel Pinheiro, o presidente da Novacap, era mineiro nascido em Caeté, em 1896. Formou-se em engenharia pela Escola de Minas de Ouro Preto. Filho de João Pinheiro, Israel já possuía respeitável biografia quando assumiu a Novacap. Foi um dos pioneiros da metalurgia e da siderurgia no país. Em 1933, foi nomeado secretário dos Negócios da Agricultura, Indústria, Viação e Obras Públicas de Minas Gerais pelo interventor Benedito Valadares. Em 1941, integrou a Comissão de Acordos de Washington, que visava assegurar a viabilidade de uma política de cooperação entre o Departamento de Estado norte-americano e o Itamarati. No ano seguinte, liderou a constituição da Companhia Vale do Rio Doce, da qual se tornou o primeiro presidente. Elegeu-se também deputado federal nos anos de 1945, 1950 e 1954.
Israel era favorável à mudança da capital para o interior por considerar que era um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico do país. Ele era um homem da confiança de JK e engenheiro de larga experiência, além de ser famoso pela sua enorme disposição para o trabalho. No período da construção de Brasília, trabalhava de seis da manhã às oito da noite. Ficava no escritório da Novacap ou dentro de uma Rural Willys, percorrendo as obras. “Israel Pinheiro foi o grande esteio da construção da cidade. Mandava e desmandava, prometia e cumpria, virava e desvirava a mesa. Resolvia as coisas”. (COUTO, Ronaldo Costa. Brasília Kubitschek de Oliveira. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 100).
Foi o primeiro prefeito de Brasília, permanecendo no cargo até 31 de janeiro de 1961, momento da posse de Jânio Quadros. Israel Pinheiro faleceu em Belo Horizonte, devido a uma fulminante angina pectoris, no dia 06 de julho de 1973, aos 76 anos,
Israel Pinheiro
Fonte: Arquivo Público do Distrito Federal